Sobre


O entendimento sobre o movimento humano, assim como das patologias que podem ser geradas se movimentos "anormais" forem mantidos e executados de forma continuada tem mudado com uma velocidade absurda nos últimos anos . E isso é muiiito bom!!! Precisávamos destas mudanças, que são muito mais que conceituais.

Nos anos 70 e 80 praticamente TODAS as crianças usavam botinhas para corrigir a "voltinha do pé", pois TODA criança tinha "pé chato", o que resultou em uma geração traumatizada com aquelas botas e as palmilhas com as elevações em ferro.

Nos anos 90, todo mundo tinha que fazer RPG, pois não se aceitava nenhuma assimetria postural, "postura incorreta". Todo mundo tinha que ter "postura de militar".

E hoje, com tantos equipamentos, tantos estudos que a cada dia nos mostram como é complexo o movimento humano, ampliamos nosso olhar para além do movimento puro, e entendemos uma íntima relação com a NEUROFUNÇÃO. Mas, como estamos falando de seres humanos, altamente complexos, não podemos esquecer que este paciente traz junto com o seu gestual, postural, toda uma relação BIOPSICOSOCIAL que também deve ser considerada. È... o "pensar fora da caixinha" nunca foi tão importante em nossa área... É preciso entender que o quadro clínico do paciente vai muito além do diagnóstico de tendinite, bursite, contraturas, faltas de mobilidade ou desalinhamentos. É necessário entrar a fundo para entender qual a falha motora/neurofuncional esta levando aquela estrutura a alimentar determinada patologia terapêutica.

É muito mais que simplesmente realizar o "teste da pisada" e fazer palmilhas!!!! É buscar entender quais as estratégias  neurofuncionais utilizadas por aquele INDIVÍDUO para se manter em pé, realizando suas atividades de vida diária, e além disso: quais estratégias estão fazendo bem e quais podem estar gerando, mantendo ou alimentando a lesão.



O que é uma Avaliação Biomecânica?

Para nos auxiliar na Identificação do Mecanismo de Lesão, precisamos ir além dos achados qualitativos. Precisamos de bases, dados quantitativos que nos aproximem do entendimento da função de cada paciente, independente do Diagnóstico Clínico: bursites, tendinites, fascites, artroses, condromalácias,...

Na Avaliação Biomecânica, realizamos a Baropodometria Estática, a Baropodometria Dinâmica, Avaliação da Marcha e testes funcionais, onde a escolha de qual instrumento será utilizado para determinada avaliação, muda de acordo com a necessidade de cada paciente. 

As Palmilhas Personalizadas, são "ferramentas" utilizadas dentro de um processo terapêutico "liderado" por um Médico, Fisioterapeuta/Osteopata, Podólogo, Educador Físico, Pedagogo,...onde terão funções determinadas a curto, médio e longo prazo, dentro do processo de evolução deste paciente.

Serviços e tratamentos